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domingo, 27 de abril de 2014

PROJETOS
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  1.          O que é um projeto? Quais são as características básicas de um projeto? O que diferencia um projeto de outras atividades profissionais? Quais são as providências essenciais a tomar durante a criação, planejamento e gestão de um projeto? Refletir:
  2. ·     Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto.Primeiramente é preciso entender o que tem incentivado o uso de projetos como ferramenta didática.Projetos Didáticos
  3. ·     É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido.  Preve o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos;O que justifica o uso de projetos
  4. ·    A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos, mas traz conhecimentos sobre como conviver, negociar e se posicionar; estimula a buscar e selecionar informações além de fazer o aluno compreender a importância do sujeito;Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia;O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações, dando condições para que eles avancem em seus esquemas de compreensão da realidade;


Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p. 119.


O que prevê um projeto?


Quem faz o projeto?

O que não pode faltar num projeto?

  • O Processo de Elaboração/Planejamento
Selecionando as informações que sustentem o projeto através do estabelecimento de objetivos e resultados esperados no ensino e na aprendizagem.
  • A Execução/Orientação
Desenvolvendo atividades coletivas que sigam uma seqüência gradual, bem como utilizando registros feitos pelo professor (passo a passo), a fim de organizar melhor o percurso das atividades propostas.
  • A Revisão/Avaliação
Através da auto-avaliação, dos alunos e do professor, em relação aos encaminhamentos utilizados no processo de aprendizagem, retomando as hipóteses iniciais dos alunos para relacioná-las aos conhecimentos adquiridos. 


  • Produz atividades novas.
Exige envolvimento dos alunos.
Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar.
Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem.
Vai além dos limites do currículo escolar.
Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível.
O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho.

Quais as vantagens do trabalho com projetos didáticos?


  •  Do início do projeto até chegar ao final, muito há de se fazer. Sabemos que não existe uma receita pronta, por isso é necessário colocar a “mão na massa”, ou seja, colocar as ações em prática. Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas que servem para elaboração de projetos didáticos.
1. Tema do Projeto Tem a ver com o(s) assunto(s) que será(ão) abordado(s).
2. Ano/CicloLocalização de ano escolar e faixa etária dos alunos envolvidos.
3. DuraçãoÉ o tempo que será estabelecido para o estudo do tema. Este poderá ser variável, de acordo com os critérios previstos.
4. Área(s) de Conhecimento(s)Diz respeito à(s) disciplina(s) que será(ão) contemplada(s) no projeto.
5. Apresentação/JustificativaExplica, em linhas gerais, a escolha do tema e a forma de trabalho de acordo com os objetivos e os conteúdos do projeto.
6. ObjetivosProcuram levar em conta os conceitos, os procedimentos e as atitudes previstas para ampliar os conhecimentos dos alunos do Ano/Ciclo.

Por onde começar um projeto?
·  Etapas Previstas conduzem os processos didáticos que serão utilizados para determinar o que e como os alunos irão aprender.
Contrato didático: conta com o comprometimento dos alunos para se envolverem nas etapas do projeto, visando o produto final conhecido por eles.
Encaminhamento das atividades e cronograma: levantamento de hipóteses e questionamentos sobre o tema a partir de pistas oferecidas durante o processo, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e suas dúvidas sobre o tema em estudo.
Rotinas de atividades a serem realizadas: elaboração de estratégias que permitam a busca de informações que estimulem a aprendizagem e a troca dos conhecimentos entre os alunos, a exemplo de pesquisas, filmes, debates, entrevistas, documentários, eventos, ensaios, visitas a exposições, experimentos, etc. Define os materiais necessários e explora as produções dos alunos em materiais confeccionados por eles: cartazes, livros, faixas, etc.
Produto final: exposição dos materiais ou vivência de atividades com destinatários reais (função social).

· Resultados Esperados avaliação do processo de aprendizagem esperado para os alunos e dos procedimentos utilizados pelo professor durante todo o projeto, confirmando ou reformulando as etapas para garantir a compreensão de todos.
Por certo, o trabalho não termina aqui, ele pode estar apenas começando. De tudo, fica a idéia de que trabalhar com projetos desenvolve competências tanto para quem aprende como para quem ensina. 

·     O tema do projeto deve ser escolhido pelo professor, pois ele sabe os objetivos didáticos e os conteúdos que deseja trabalhar, mas existe um espaço para a tomada de decisão dos alunos. 
É preciso estabelecer, em primeiro lugar, o que os alunos já têm condições de decidir sozinhos e deixá-los agir. 
         O tema pode ser levado pelo professor, mas os alunos têm de estar interessados em desenvolvê-lo.
A escolha do tema

·  Definição do problema. Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto. Uma vez decidida a realização de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como o problema pode ser resolvido e as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. Sempre que possível, o próprio título do projeto deve indicar as características do resultado final. Por exemplo: reforma, instalação e colocação em funcionamento da cantina escolar. Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a implementação do projeto.
Condições para o êxito

·  Envolvimento da equipe. Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade:
“Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”.

·  Planejamento. Projetos bem sucedidos são muito bem planejados. Uma vez estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem grande liberdade para executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso aumenta se durante a sua implementação houver um cronograma de providências e resultados bem elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o bom andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos. Outro fator que contribui com o sucesso de um projeto é procurar prever problemas que possam surgir em sua implantação e, com a antecedência necessária, preparar-se para resolvê-los, caso eles realmente aconteçam. Existem projetos que necessitam de recursos financeiros para sua implementação. Nesses casos, é preciso haver um bom planejamento dos custos do projeto, considerando-se quanto se vai gastar e de onde sairá o dinheiro. A existência de um coordenador é também uma providência necessária para que um projeto seja bem implementado e atinja a meta definida. 

·  O projeto começa a se tornar uma realidade, diversas pessoas já estão em plena atividade resolvendo problemas, tomando providências, realizando tarefas necessárias à consecução dos objetivos. Durante esse período de implementação do projeto, é muito importante que a equipe, liderada pelo coordenador, mantenha-se atenta à execução do cronograma, acompanhando se as coisas estão dando certo, se o que foi imaginado está se realizando. O papel do coordenador nesse processo é muito importante, pois essa preocupação com a avaliação deve estar presente todo o tempo, desde o começo da execução do cronograma, e não somente quando o projeto está no final, ou quando as coisas já não deram certo. Por exemplo, se uma tarefa deve estar pronta dentro de uma semana e ainda não há perspectivas de ser resolvida, o coordenador precisa chamar o responsável, ver o que está acontecendo, se a pessoa precisa de ajuda, se há algum problema relacionado com a própria tarefa e se tudo estará resolvido no prazo previsto. A avaliação permanente deve se concretizar em ações corretivas, assim, se for preciso, o coordenador deve tomar as providências necessárias para que a tarefa esteja feita no prazo.
A implementação do projeto e a avaliação permanente



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