PROJETOS
·
- O que é um projeto? Quais são as características básicas de um projeto? O que diferencia um projeto de outras atividades profissionais? Quais são as providências essenciais a tomar durante a criação, planejamento e gestão de um projeto? Refletir:
- · Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto.Primeiramente é preciso entender o que tem incentivado o uso de projetos como ferramenta didática.Projetos Didáticos
- · É centrado na realidade de situações e problemas reais, concretos, contextualizados, e portanto, significativos, que interessam aos alunos e direcionam uma aprendizagem com sentido. Preve o conhecimento como instrumento para compreensão e possível intervenção na realidade. As ações e os conhecimentos necessários para a compreensão da realidade são discutidos e planejados entre professor e alunos;O que justifica o uso de projetos
- · A aprendizagem ocorre durante todo o processo e não envolve somente conteúdos, mas traz conhecimentos sobre como conviver, negociar e se posicionar; estimula a buscar e selecionar informações além de fazer o aluno compreender a importância do sujeito;Exige atitudes de responsabilidade, cooperação e autonomia;O professor intervém no processo de aprendizagem dos alunos, criando situações problematizadoras, introduzindo novas informações, dando condições para que eles avancem em seus esquemas de compreensão da realidade;
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos.
Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. p. 119.
Quem faz o projeto?
O que não pode faltar num projeto?
- O Processo de Elaboração/Planejamento
- A Execução/Orientação
- A Revisão/Avaliação
- Produz atividades novas.
Organiza e valoriza, ainda mais, o conhecimento escolar.
Conscientiza os alunos do seu processo de aprendizagem.
Vai além dos limites do currículo escolar.
Permite a interdisciplinaridade de forma mais flexível.
O professor é o pesquisador do seu próprio trabalho.
Quais as vantagens do trabalho com projetos didáticos?
- Do início do projeto até chegar ao final, muito há de se fazer. Sabemos que não existe uma receita pronta, por isso é necessário colocar a “mão na massa”, ou seja, colocar as ações em prática. Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas que servem para elaboração de projetos didáticos.
2. Ano/CicloLocalização de ano escolar e faixa etária dos alunos envolvidos.
3. DuraçãoÉ o tempo que será estabelecido para o estudo do tema. Este poderá ser variável, de acordo com os critérios previstos.
4. Área(s) de Conhecimento(s)Diz respeito à(s) disciplina(s) que será(ão) contemplada(s) no projeto.
5. Apresentação/JustificativaExplica, em linhas gerais, a escolha do tema e a forma de trabalho de acordo com os objetivos e os conteúdos do projeto.
6. ObjetivosProcuram levar em conta os conceitos, os procedimentos e as atitudes previstas para ampliar os conhecimentos dos alunos do Ano/Ciclo.
Por onde começar um projeto?
· Etapas Previstas conduzem os processos
didáticos que serão utilizados para determinar o que e como os alunos irão
aprender.
Contrato didático: conta com o comprometimento dos alunos para se envolverem nas etapas do projeto, visando o produto final conhecido por eles.
Encaminhamento das atividades e cronograma: levantamento de hipóteses e questionamentos sobre o tema a partir de pistas oferecidas durante o processo, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e suas dúvidas sobre o tema em estudo.
Rotinas de atividades a serem realizadas: elaboração de estratégias que permitam a busca de informações que estimulem a aprendizagem e a troca dos conhecimentos entre os alunos, a exemplo de pesquisas, filmes, debates, entrevistas, documentários, eventos, ensaios, visitas a exposições, experimentos, etc. Define os materiais necessários e explora as produções dos alunos em materiais confeccionados por eles: cartazes, livros, faixas, etc.
Produto final: exposição dos materiais ou vivência de atividades com destinatários reais (função social).
Contrato didático: conta com o comprometimento dos alunos para se envolverem nas etapas do projeto, visando o produto final conhecido por eles.
Encaminhamento das atividades e cronograma: levantamento de hipóteses e questionamentos sobre o tema a partir de pistas oferecidas durante o processo, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e suas dúvidas sobre o tema em estudo.
Rotinas de atividades a serem realizadas: elaboração de estratégias que permitam a busca de informações que estimulem a aprendizagem e a troca dos conhecimentos entre os alunos, a exemplo de pesquisas, filmes, debates, entrevistas, documentários, eventos, ensaios, visitas a exposições, experimentos, etc. Define os materiais necessários e explora as produções dos alunos em materiais confeccionados por eles: cartazes, livros, faixas, etc.
Produto final: exposição dos materiais ou vivência de atividades com destinatários reais (função social).
· Resultados Esperados avaliação do processo
de aprendizagem esperado para os alunos e dos procedimentos utilizados pelo
professor durante todo o projeto, confirmando ou reformulando as etapas para
garantir a compreensão de todos.
Por certo, o trabalho não termina aqui, ele pode estar apenas começando. De tudo, fica a idéia de que trabalhar com projetos desenvolve competências tanto para quem aprende como para quem ensina.
Por certo, o trabalho não termina aqui, ele pode estar apenas começando. De tudo, fica a idéia de que trabalhar com projetos desenvolve competências tanto para quem aprende como para quem ensina.
· O tema do projeto deve ser
escolhido pelo professor, pois ele sabe os objetivos didáticos e os conteúdos
que deseja trabalhar, mas existe um espaço para a tomada de decisão dos alunos.
É preciso estabelecer, em primeiro lugar, o que os alunos já têm condições de decidir sozinhos e deixá-los agir.
O tema pode ser levado pelo professor, mas os alunos têm de estar interessados em desenvolvê-lo.
A escolha do tema
É preciso estabelecer, em primeiro lugar, o que os alunos já têm condições de decidir sozinhos e deixá-los agir.
O tema pode ser levado pelo professor, mas os alunos têm de estar interessados em desenvolvê-lo.
A escolha do tema
· Definição do problema. Projetos bem
sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e
da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir
com clareza os objetivos do projeto. Uma vez decidida a realização de um
projeto, deve-se discutir exaustivamente como o problema pode ser resolvido e
as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em
suas metas. Sempre que possível, o próprio título do projeto deve indicar as
características do resultado final. Por exemplo: reforma, instalação e
colocação em funcionamento da cantina escolar. Quanto mais tarde se deixa para
realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a implementação
do projeto.
Condições para o êxito
Condições para o êxito
· Envolvimento da equipe. Quanto mais o projeto
representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que
venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de
propriedade:
“Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”.
“Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”.
· Planejamento. Projetos bem sucedidos são
muito bem planejados. Uma vez estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem
grande liberdade para executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso
aumenta se durante a sua implementação houver um cronograma de providências e
resultados bem elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o
bom andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos. Outro fator
que contribui com o sucesso de um projeto é procurar prever problemas que
possam surgir em sua implantação e, com a antecedência necessária, preparar-se
para resolvê-los, caso eles realmente aconteçam. Existem projetos que
necessitam de recursos financeiros para sua implementação. Nesses casos, é
preciso haver um bom planejamento dos custos do projeto, considerando-se quanto
se vai gastar e de onde sairá o dinheiro. A existência de um coordenador é
também uma providência necessária para que um projeto seja bem implementado e
atinja a meta definida.
· O projeto começa a se tornar uma realidade,
diversas pessoas já estão em plena atividade resolvendo problemas, tomando
providências, realizando tarefas necessárias à consecução dos objetivos.
Durante esse período de implementação do projeto, é muito importante que a
equipe, liderada pelo coordenador, mantenha-se atenta à execução do cronograma,
acompanhando se as coisas estão dando certo, se o que foi imaginado está se
realizando. O papel do coordenador nesse processo é muito importante, pois essa
preocupação com a avaliação deve estar presente todo o tempo, desde o começo da
execução do cronograma, e não somente quando o projeto está no final, ou quando
as coisas já não deram certo. Por exemplo, se uma tarefa deve estar pronta
dentro de uma semana e ainda não há perspectivas de ser resolvida, o
coordenador precisa chamar o responsável, ver o que está acontecendo, se a
pessoa precisa de ajuda, se há algum problema relacionado com a própria tarefa
e se tudo estará resolvido no prazo previsto. A avaliação permanente deve se
concretizar em ações corretivas, assim, se for preciso, o coordenador deve
tomar as providências necessárias para que a tarefa esteja feita no prazo.
A implementação do projeto e a avaliação permanente
A implementação do projeto e a avaliação permanente
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